Logística reversa

A logística reversa é o procedimento que permite o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. Após isso, a empresa tem duas opções pela frente: descartar o objeto em um local apropriado ou optar por buscar maneiras de reaproveitar aquele item

Se um dos compromissos da logística reversa é recolher as embalagens após serem utilizadas, outro exemplo de logística é justamente pensar o desenvolvimento dessas embalagens, visando reduzir ainda mais os impactos no meio ambiente desde o momento de sua produção.

Poucas pessoas sabem, mas a Lei n°12.305 de 2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos no seu Art. 33 diz que é obrigação dos fabricantes, importadores, comerciantes e demais implementar sistemas de logística reversa, mediante devolução do produto após o uso.

A Teckplast Embalagens preocupada com o Meio Ambiente e pensando na sustentabilidade, visa a substituição dos recursos naturais por materiais reciclados, e realiza a segmentação dos tubetes utilizados na produção de seus materiais para a destinação correta, com a logística reversa para a sua reciclagem. Atitudes como essa, partindo de cada um, podem diminuir os riscos de contaminação por produtos tóxicos e altamente cancerígenos. 

Deve-se ficar atento e driblar os desafios da logística reversa. Aumentar a coleta seletiva e a reciclagem de materiais é essencial para combater a poluição.

A logística reversa é transformadora. Pratique esse bem que é direito e obrigação de todos. O planeta agradece!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Assine nossa Newsletter






    Open chat
    Mande-nos uma mensagem!