Embalagem no e-commerce: melhorando a experiência do cliente

Quando um cliente realiza uma compra no e-commerce, o mínimo que ele espera é que seu produto chegue intacto, em uma boa embalagem e que seja exatamente como descrito pelo vendedor.

Entretanto, o que muitos lojistas não exploram é o impacto que essa entrega pode causar no consumidor.

Receber um produto comprado online é o último passo do pedido, mas esse também é o primeiro contato físico que o consumidor tem com a loja, ou seja, é nesse momento que ele vai conhecer pessoalmente o local de onde comprou.

Em resumo: esse primeiro contato pode ser uma chance de melhorar a experiência de compra aproveitando-se do fator surpresa de abrir a embalagem e encontrar algo que vai além do produto.

Dessa forma as embalagens deixam de ter apenas a função de proteger o produto e se tornam uma ferramenta de marketing, expandindo a experiência de compra.

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Quer saber como você pode utilizar a embalagem para surpreender? Confira nossas dicas:

Personalize a sua embalagem

Investir em algum tipo de personalização na sua embalagem pode ser o primeiro passo para causar uma boa impressão no cliente. Afinal, ele vai ter contato com a embalagem antes do produto e esse momento pode ser aproveitado para criar uma identificação com a sua marca.

Uma embalagem bonita e bem acabada passa uma sensação de segurança para o consumidor, fortalecendo a imagem do seu e-commerce.

Embora possa ser caro investir em embalagens 100% personalizadas, você pode trabalhar com estampas em preto e branco da sua logo nas embalagens, pois elas possuem um custo reduzido de impressão, mas mesmo assim já vão dar um aparência diferenciada para os seus pacotes.

Igualmente, você pode executar uma ideia simples como envolver o produto com um papel colorido e utilizar fitas ou cordões para amarrar como em um embrulho. Posteriormente, o produto pode ser colocado em uma embalagem mais segura envolto com plástico bolha ou sacos de ar para chegar intacto ao cliente.

Envie pequenos brindes ou mimos

Inesperadamente o cliente abre a embalagem e encontra mais do que o produto que ele comprou. Me diz se não é uma boa forma de surpreender o consumidor?

Incluir um pequeno brinde ou mimo na embalagem traz uma sensação de que a empresa pensou, de fato, em todos os mínimos detalhes até a chegada do produto ao cliente.

Pode ser algo pequeno como um pacote de balinhas, alguns adesivos, porta copos ou um marcador de página. Seja como for, utilize a sua criatividade e pense em algo que representa o seu e-commerce e que agrade o seu público-alvo.

Foto Lauren Conrad

 

Escreva um cartão de agradecimento

Certamente você não precisa gastar muito para conseguir surpreender seus clientes. Então, uma ideia simples e que custa bem pouco é enviar um cartão de agradecimento junto com o pedido.

Incluir uma nota personalizada agradecendo pela compra mostra o lado humano da sua marca, indo além da relação loja com cliente e demonstrando o quanto você se importa por aquele cliente ter escolhido o seu e-commerce.

A fim de deixar a experiência ainda melhor, você pode enviar um cartão manuscrito e personalizado com o nome do cliente.

Caso a demanda de pedidos seja muito alta e você não consiga se dedicar tanto aos cartões de agradecimento, você pode definir uma meta mensal, como por exemplo 50 cartões no mês, ou enviar somente para as primeiras compras de cada cliente.

Por mais que seja um simples cartão, essa ação vai causar um impacto positivo nos seus clientes.

Foto de Shopify

 

Adicione um cupom de desconto para próxima compra

Por fim, uma das maneiras mais clássicas de atrair clientes no e-commerce é oferecendo cupons de desconto.

Nesse sentido o cupom pode ser enviado junto com o pedido para que o cliente o utilize em uma próxima compra.

Você pode enviar o cupom em um pequeno cartão junto com o produto ou pode adicioná-lo junto com o cartão de agradecimento pela compra, aumentando a sensação de que aquele cliente é importante para você.

Seja como for busque meios de aperfeiçoar as suas embalagens e melhorar a experiência do cliente com a sua loja. Não apenas você irá construir um relacionamento com eles, como também poderá trabalhar a revenda e a fidelização.

*Esse post foi feito em parceria com a Plataforma de E-commece Shoppub.

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