Almofada de ar para embalagem: como e quando utilizar?

A almofada de ar é uma embalagem de proteção muito utilizada atualmente. Além de ser uma solução segura, suas vantagens fazem com que muitas empresas passem a investir na almofada de ar, podendo utilizá-la em diversas situações e finalidades. Além da almofada de ar, existem outros materiais alternativos para seu uso, evitando maiores prejuízos ao meio ambiente.

Neste post iremos explicar a fundo o que é almofada de ar para embalagem, em quais casos utilizá-la e outras embalagens que podem substituí-la. Ficou curioso? Então continue acompanhando. Vamos lá?

O que é almofada de ar para embalagem?

Cada vez mais podemos encontrar novas opções de embalagens e soluções de logística no mercado, e neste meio a almofada de ar conseguiu conquistar o seu espaço. As empresas de embalagens plásticas costumam indicar este material por suas vantagens e alta proteção dos produtos.

A almofada de ar é uma embalagem de proteção em formato de almofadas plásticas cheias de ar. Este material tem como principal objetivo proteger os produtos contra impactos e possíveis avarias. Mas, além desta função, muitas empresas vêm utilizando esta embalagem de proteção para outras finalidades, como preenchimento de vazios.

almofada-de-ar-

Apesar de estar há um tempo presente no mercado, a almofada de ar para embalagem pode ser facilmente substituída por outras opções sustentáveis. Por isso trouxemos hoje alguns motivos para que você entenda por que utilizar materiais alternativos à a almofada de ar pode ser a melhor opção para o seu negócio. Confira.

Por que utilizar embalagens alternativas à almofada de ar?

Apesar de existirem inúmeras opções de embalagem de proteção disponíveis atualmente, a almofada de ar possui suas vantagens e benefícios, que levam milhares de empresas e negócios a investirem neste método. Mas se pensarmos no meio ambiente, esta pode não ser a melhor opção.

É possível optar por outras alternativas para a almofada de ar para embalagem. Existem opções sustentáveis e que causam menos danos ao meio ambiente, além de garantir agilidade e eficiência durante os processos da empresa.

A linha Ranpak possui embalagens de proteção, preenchimento e travamento que podem substituir a almofada de ar sem perder qualidade. Estes materiais são produzidos à base de papel, sendo assim biodegradáveis e evitando o acúmulo de lixo na natureza à longo prazo.

almofada-de-ar-linha-ranpak

Hoje citaremos algumas vantagens desta linha, para que você conheça mais sobre estas embalagens e como elas podem ajudar no seu negócio. Acompanhe.

Não possui um custo muito alto

Mesmo não sendo uma das embalagens de proteção mais baratas, a almofada de ar também se destaca por sua economia. Em boa parte das empresas de embalagens plásticas, é possível escolher o tamanho e formato que irão atender melhor suas necessidades.

O que muitas pessoas não sabem é que as embalagens de papel também funcionam desta maneira. Além de possuir medidas variadas ele é flexível e pode ser moldado como preferir. Esta é uma solução prática, sustentável e muito econômica, quando comparada à outros tipos de embalagens. Investindo na linha Ranpak temos um recurso barato e que produz menos lixo, pensando no meio ambiente.

Não é pesado

Como você já deve imaginar, a almofada de ar para embalagem é extremamente leve, assim como as soluções à base de papel. Diversas empresas contam com serviços como os Correios, que precisam pesar a embalagem para estabelecer o valor do envio. Nesses casos, investir em uma embalagem leve é indispensável.

Além do mais, carregar e transportar embalagens pesadas pode ser um transtorno e tanto, seja dentro da própria empresa e no seu sistema de logística, quanto para quem recebe o produto. Uma embalagem pesada pode causar uma má impressão ou passar a sensação errada sobre o peso do produto.

Alta proteção

Mesmo sendo preenchida com ar, a almofada de ar é uma embalagem de proteção muito resistente. Não é qualquer tipo de dano que pode estourar uma almofada, mas ainda é preciso atentar-se com objetos pontiagudos que podem perfurar o material. Vale lembrar também que durante o transporte aéreo a almofada de ar pode inflar e estourar, perdendo assim toda a capacidade de proteção.

 

Mas quando falamos de embalagens de papel, este é um risco que não corremos. As chances do papel se manter intacto são muito maiores. Aqui na Teckplast você encontra uma variedade de embalagens resistentes e de qualidade.

almofada-de-ar

Agora que você conhece algumas vantagens da almofada de ar e das embalagens de papel, chegou o momento de descobrir alguns casos que o uso desta alternativa é possível. Confira.

Em quais casos é possível substituir a almofada de ar para embalagem?

A almofada de ar é categorizada como uma embalagem de proteção, sendo também utilizada, em muitos casos, com outros objetivos. Apesar de ser uma opção viável, não podemos descartar 100% o uso de outros materiais para substituí-la hora de embalar os produtos, ainda mais quando o assunto é sustentabilidade.

Confira a seguir alguns casos nos quais podemos utilizar embalagens alternativas à almofada de ar. Vamos lá?

Envio e transporte

Quando precisamos enviar algum produto ou transportá-lo é necessário investir em embalagens de proteção resistentes e de qualidade. Neste caso a almofada de ar costuma ser um opção, mas as embalagens de papel podem ser a alternativa perfeita. Além de oferecem um alto nível de proteção ao produto, inclusive no transporte aéreo, este material reduz os danos ao meio ambiente.

Um dos casos em que esta substituição pode ser feita é no meio das lojas online. O uso de embalagem de proteção nesta situação é fundamental, pois se trata de entregar o produto em bom estado para o consumidor final. Neste post você encontra outras alternativas de embalagem no e-commerce pensando em melhorar a experiência do cliente. Não deixe de conferir.

Embalagem de proteção

Como dissemos anteriormente, a almofada de ar é um material que oferece uma boa proteção aos produtos, mas poder falhar. Sabemos que proteger alguns produtos é essencial, e é justamente por isso que as embalagens de papel são ótimas opções.

A almofada de ar é considerada um material resistente, mas pode sofrer perfurações ou mesmo estourar, deixando qualquer item desprotegido. As soluções à base de papel não correm este risco, mantendo assim o produto seguro contra impactos ou outros tipos de danos.

almofada-de-ar-alternativas

Travamento

Apesar de ser uma embalagem de proteção e poder ser usada para preenchimento de vazios, a almofada de ar não é uma opção de travamento.

Quando utilizamos caixas de papelão por exemplo, é comum que os itens permaneçam soltos lá dentro, podendo assim causar danos prejudiciais. Neste caso é preciso utilizar uma embalagem que trave o produto e evite seu movimento dentro da caixa.

Neste caso a almofada de ar para embalagem não é uma boa opção, podendo ser substituída pela embalagem à base de papel. Ela acaba assumindo a função de travamento do produto, evitando assim que ele se movimente e sofra com impactos por exemplo.

Preenchimento

O preenchimento de vazios é mais uma situação que pode ser solucionada com a almofada de ar para embalagem. Nem sempre é possível utilizar uma caixa ou outro tipo de embalagem com o tamanho exato do produto. Nestes casos acabam sobrando espaços vazios, que podem ser prejudiciais, fazendo com que o produto sofra mais danos.

A almofada de ar pode resolver esta questão, mas o papel é um ótimo substituto para a embalagem plástica. Ele ocupa e preenche os vazios, evitando que os impactos sejam sentidos pelo produto com maior intensidade.

Mesmo sendo muito utilizada, a almofada de ar e outros tipos de embalagens plásticas passam por diversos questionamentos atualmente. Existem ótimas alternativas para este tipo de material, mas embalagens de plástico também possuem suas vantagens. Confira a seguir alguns pontos positivos e negativos das embalagens plásticas dentro das empresas.

Vantagens e desvantagens das embalagens plásticas

Apesar de existirem diversos tipos de materiais disponíveis, as empresas de embalagens plásticas vêm conquistando seu espaço no mercado. Com isso é comum que muitas pessoas se perguntem por que esta solução atrai tantas empresas.

Vantagens das embalagens plásticas

Nos dias de hoje cada segundo perdido pode ser prejudicial para um negócio, e por isso a praticidade vem se tornando prioridade quando o assunto é embalagem. Além disso, o plástico é um material muito versátil, podendo ser moldado ou projetado nos mais diferentes tamanhos e formatos necessários.

almofada-de-ar-para-embalagens

Quando o assunto é embalagem de proteção, podemos encontrar uma grande variedade de tipos e modelos disponíveis no mercado, cada um com suas funções e objetivos. Dentre eles estão os famosos plástico bolha, filme pvc, filme stretch e, claro, a almofada de ar para embalagem.

As empresas de embalagens plásticas se destacam por fornecerem soluções em materiais leves. Como dissemos anteriormente, muitas vezes é necessário contar com o peso da embalagem, e neste caso o plástico, como a almofada de ar, recebe um ponto positivo, pois acaba não influenciando muito no peso total.

Não podemos deixar de citar também outra vantagem das embalagens plásticas, que é a impermeabilização. Encontramos facilmente embalagens à base de papel, como caixas de papelão, envoltas com algum plástico, para evitar danos caso entre em contato com a chuva por exemplo.

Outra questão que costuma estar em evidência quando falamos de embalagens plásticas é a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente. Confira a seguir um pouco mais sobre o assunto.

Desvantagens do plástico nas embalagens

Entre tantos meios de embalar produtos, as empresas de embalagens plásticas vêm sendo muito questionadas pela questão ecológica, já que este material demora mais para se degradar do que outros tipos. Apesar do plástico ser 100% reciclável e poder ser reutilizado em outros meios, ele provoca o acúmulo de lixo na natureza.

É claro que o descarte consciente e o destino dado à qualquer tipo de embalagem influencia no processo de reciclagem ou reaproveitamento. Mas é importante lembrar que boa parte das embalagens plásticas são descartadas de maneira incorreta, causando danos ao meio ambiente.

almofada-de-ar-papel

Nem todas as embalagens de plástico são flexíveis ou podem ser moldadas para se adaptar ao produto embalado. Além do mais, alguns tipos de plástico são mais frágeis, podendo sofrer danos com facilidade. Quanto ao valor, mesmo não sendo um dos materiais mais caros para embalagem, ainda é possível encontrar soluções mais econômicas e com ótimo desempenho.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais informações sobre almofada de ar e embalagem de proteção.

Gostou do post? Entre contato, queremos saber mais sobre você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *